quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O uso de impressoras 3d nos consultórios já é uma realidade

Marta Kazmierowska se formou no Hunter College, da Universidade da Cidade de Nova York, com um diploma de bacharel em química. Depois de retornar à Polônia, realizou um mestrado em química verde na Gdansk University of Technology. Durante seus estudos de segundo grau, ela adquiriu conhecimentos práticos extensivos sobre várias tecnologias 3DP. Ela praticou na LITHOZ, em Viena, onde trabalhou na fabricação de cerâmica à base de litografia (LCM) e no Pomeranian Science and Technology Park em Gdynia com sinalização seletiva de laser (SLS) e tecnologia PolyJet. No momento, ela é um supervisor CAD / CAM e operador EOS M100 em um laboratório de prótese dental. Ela está interessada em todas as tecnologias de impressão 3D e sua aplicação em campos médicos e não médicos. Em seu tempo livre, ela está construindo modelos anatômicos a partir de dados CT.
Antes de descobrir a impressão em 3D (3DP), tive várias experiências de trabalho. Na faculdade, trabalhei como assistente em um laboratório de química e em uma farmácia. Eu também tinha sido anteriormente uma babá, uma secretária e depois uma professora em uma escola internacional. Cada um desses empregos me proporcionou experiências diferentes e ricas que moldaram minha personalidade e jeito de pensar. No entanto, para mim, nenhuma dessas experiências foi verdadeiramente gratificante, verdadeiramente absorvente ou minha própria ... Eu senti que estava fazendo coisas que já estavam estabelecidas por outra pessoa, tipo de modelo que eu preencheria. E eu tive uma sensação eterna de que preciso fazer algo inovador. Eu decidi sair do cargo de professor que eu tinha e inscrito em um curso de mestrado na Universidade de Tecnologia de Gdansk. Eu rapidamente encontrei um mentor e durante uma de nossas conversas mencionou o 3DP. Comecei a pesquisar o tema - fiquei hipnotizado. Foi isso mesmo! Havia mais uma coisa que eu soube imediatamente, não há tempo a perder! Preciso de prática, conhecimento prático, experiência prática, não apenas fatos secos dos livros. Através do meu professor, entrei em contato com pessoas incríveis no LITHOZ em Viena e partiu para uma prática de três meses. Essa experiência foi uma na vida, ganhei conhecimento, experiência e fiz amigos verdadeiros. Quando voltei para a Polônia, vi que o 3DP Lab no Pomerânia Science and Technology Park em Gdynia foi aberto, então fui lá e perguntei se eu poderia fazer algum voluntariado. Eu tive sorte, novamente. As pessoas eram gentis e abertas para compartilhar e trocar seus conhecimentos.
A liberdade, possibilidades quase ilimitadas de diferentes técnicas 3DP e as pessoas do campo inspiram e motivam-me todos os dias. Eu quero usar e espalhar o poder da 3DP para a vantagem das pessoas porque muitas coisas podem ser feitas melhor, mais rápido e gerar menos desperdício.



Por isso, estou feliz por ser um supervisor CAD / CAM e o operador EOS M100 que trabalha com o CoCr no laboratório de próteses dentárias em Gdansk. Entrei em uma missão para convencer as pessoas do campo da prótese dentária e dentária sobre as vantagens das inovadoras tecnologias CAD / CAM com foco na impressão em 3D.
A criação de coroas e pontes metálicas precisas, totalmente funcionais e biocompatíveis que utilizam métodos convencionais de fundição de cera perdida é um processo laborioso, multi-passo e demorado, o que nem sempre pode produzir peças de prótese dentária de alta qualidade. Os erros podem ocorrer em estágios iniciais, durante a coleta de impressões no dentista, e acumulam-se durante a modelagem de cera, durante a fundição de metal e durante o pós-processamento. O processo de fundição por si só é difícil de controlar. Como resultado, o consultório fez a parte obtida pode ter muitas irregularidades, lacunas e bolhas de ar, o que complica e amplia o passo pós-processamento. Além disso, os tubos de fundição grossa, que são derretidos diretamente com as coroas, devem ser cortados e a superfície de uma coroa deve ser polida.
Figura 1. Ponte de 6 pontos e uma coroa obtida com a técnica convencional de vazamento de cera perdida. A superfície irregular, as bolhas de ar, os espessos e os pesados ​​requerem pós-processamento laborioso e demorado, o que também gera muito desperdício.
Uma coroa de metal que é muito apertada, muito solta ou não se encaixa em um modelo, é um pesadelo que pode acontecer com o técnico de prótese dentária mais qualificado e experiente. Além disso, ao produzir pontes grandes e multi-pontics, há uma grande chance de que elas se dobrem. Outra desvantagem da fundição de metal convencional é a produção de resíduos.
As tecnologias CAD / CAM inovadoras permitem: coletar impressões digitais precisas e, em seguida, projetar e produzir coroas e pontes metálicas muito detalhadas. Os scanners intraorais são mais confortáveis ​​para o paciente, uma vez que não são necessárias impressões curtas e de curta duração. Todo o procedimento de digitalização acontece em tempo real no consultório do dentista. Um médico, em uma fração de segundo, envia eletronicamente varreduras obtidas para um departamento CAD / CAM de prótese dentária, onde técnicos especializados fazem projetos de coroas metálicas e pontes nos computadores. As varreduras e os projetos podem ser armazenados e acessados ​​a qualquer momento, por exemplo. para estudos retrospectivos, enquanto a maioria das impressões só pode ser usada uma vez. O d

Nenhum comentário:

Postar um comentário